A Sprint Têxtil lançou um tecido antiviral e antimicrobiano, cuja eficácia contra vírus não-envelopados já estava atestada, com uma redução de até 99.999% dos vírus testados.
Vírus não envelopados têm maior resistência à desinfetantes e antissépticos do que vírus envelopados. O adenovírus humanos, norovírus e enterovírus são exemplos de vírus não envelopados.
O coronavírus e o herpesvírus são exemplos de vírus envelopados.
Novos testes foram realizados na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, com os modelos virais considerados mais resistentes nas categorias de vírus envelopados e não envelopados - o Herpesvírus HSV e o Adenovírus.

Representantes da Sprint Têxtil na feira Inspira+ (Fonte Inspira+)
O tecido teve boa performance nos testes com vírus envelopados como o Covid 19 e o tempo de desativação do vírus é de aproximadamente 15 minutos em contato com o tecido.
O tecido da Sprint Têxtil é produzido com formulação única de nano partículas de prata estabilizadas por uma superfície protetora aniônica.
Esta solução antiviral, pode ser aplicada a um amplo espectro de materiais além dos tecidos para confecção de roupas. Pode ser incorporada em polímeros e também é adequada para proteção de filtros de ar.

Pode ser aplicada nos tecidos para confecção de EPIs de uso hospitalar como máscaras, toucas, aventais, etc e também em tecidos para a confecção de lençóis, cortinas, etc.
Comments